A importância de ser prudente
O humor caracteristicamente britânico está presente do início ao fim da peça: a frivolidade dos personagens aparece em cada quadro, em cada cena, em cada ato. A peça destaca-se por sua leveza e pela crítica sutil da sociedade inglesa do século XIX.O enredo é composto por encontros e desencontros de dois casais apaixonados e as armadilhas e situações cômicas que as mentiras produzem. Interesses, casamentos, arranjos financeiros, mesquinharia e humor compõem o espetáculo.
O título original, "The Importance of Being Earnest", contém um jogo de palavras quase intraduzível para o português". "Earnest significa algo como responsável, correto, mas não é exatamente isso, porque ainda faz um trocadilho com "honesto". Na peça, as mocinhas se apaixonam pelo personagem atraídas pelo seu nome que lhes transmite confiança. "Ora, eu não imagino uma mulher jovem e bonita dizendo: 'Eu não me casaria com um homem que não fosse Prudente'. Já, "Eu não me casaria com um homem que não fosse Fiel' fica bem melhor. Na tradução francesa, o nome adotado foi Constante."
The Importance of Being Earnest performed by
Chattyboo Productions at Cork Arts Theatre
A mãe de Gwendoleen, Lady Bracknell, defende a moral das classes dominantes e acredita que o importante não é ser fiel, e sim, de boa família. Algernon, amigo de John, é um ex-milionário endividado. "Ele apresenta o amigo John para a aristocracia e o faz pagar as despesas das festas".
The Importance of Being Earnest - Directed by Oliver Parker
QUER NAVERGAR COM MAIS SEGURANÇA? VEJA AS DICAS DO INTERNET EXPLORER 8.
valeo ae consigui fazer meo trabalho com a sua ajuda nando '----'
ResponderExcluir