EM CARTAZ!

EM CARTAZ de 19 a 21 de junho de 2010

LOCAL: Teatro Macunaíma - Teatro 5 - Rua Adolfo Gordo, 238 - Barra Funda - SP - Veja MAPA

TELEFONE: (11) 3667.0807 INGRESSOS ON LINE: http://www.macunaima.com.br/

Horários
19 de junho: 19:00 e 21:00
20 de junho: 19:30 e 21:30
21 de junho: 19:00 e 21:00

quinta-feira, 20 de maio de 2010

UM MARIDO IDEAL - Resumo da peça original

"Um Marido Ideal" se passa no final do século 19, em Londres e conta a história de Sir Robert Chiltern, um homem público que, aos olhos da mulher e do resto do mundo, jamais cometeu um deslize sequer. Esta máscara, no entanto, fica a ponto de desabar quando entra em cena Laura Cheveley , uma mulher de caráter sombrio que tem em seu poder uma prova irrefutável contra a tão alardeada honradez do "marido ideal". Não precisa nem dizer que ela usa o tal trunfo para chantagear Sir Robert, enquanto ele tenta desesperadamente conciliar o impossível: salvar sua carreira e manter a imagem de bom moço perante a esposa.


An Ideal Husband
Sir Robert Chiltern (Jeremy Northam), Lady Chiltern (Cate Blanchett)

Alguns dos momentos mais engraçados da peça são protagonizados pelos personagens que gravitam em torno dessa trama principal. Representantes de uma burguesia frívola e cheia de manias (ou fobias), eles acabam se tornando elementos-chave do espetáculo, graças às tiradas geniais e a um comportamento conduzido por valores materialistas. Não há como não se divertir, por exemplo, com os comentários de Lady Markby sobre seu marido, a futilidade da sabedoria ou o papel irrelevante representado pela mulher na sociedade. Já Lord Caversham, também arranca gargalhadas da platéia ao tentar em vão aconselhar seu filho, o incorrigível Lord Arthur Goring, a respeito das virtudes do casamento e de uma vida menos devotada ao prazer. Lord Arthur, oscila da total indiferença à espécie humana ao carinho incondicional pelos amigos. Embora não negue a insensibilidade moral, a qual transcende os limites do grotesco, o personagem acaba, paradoxalmente, situando-se como a figura mais compassiva e coerente da história. Nesse panorama de egos bem nutridos e hipocrisia indisfarçada ainda se insere a irônica Mabel Chiltern.


An Ideal Husband by Oscar Wilde. Harrogate Theatre 1987
Liz Bagley – Lady Chiltern, Leda – Lady Markby

Wilde é brilhante ao escrever uma história que, mesmo estando sujeita às especificidades de uma época, consegue refletir de forma atemporal – e com muito senso de humor – sobre os crenças que habitam a mente humana. É assim que o mito do "marido ideal", bem como aqueles que vêm a reboque, é questionado e acaba ganhando novos contornos, o que adiciona um ingrediente real ao cerne da fantasia chamada vida. Curiosamente, entretanto, a história termina com um final feliz, mostrando que alguns ideais podem até cair por terra, mas o ideal da felicidade persiste, inabalável no meio de uma série de diálogos com insinuações espirituosas, mostrando o que escondem os casamentos e a política.
Comédia de costumes inteligente e romântica, a peça "Um Marido Ideal" é uma das mais montadas na Europa até hoje.

(extraído do site Sunrise Musics)

Um comentário:

  1. Essa peça é um espetáculo de Wilde! Um rico e proveitoso resumo. Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!